quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Camille Saint-Saëns



Camille Saint-Saëns foi um genial compositor franceses que ficou conhecido por aventura-se também como um pesquisador apaixonado por assuntos que fugiam da esfera musical, como Arqueologia, História Natural e a História Geral.
Li um artigo sobre ele no blog Melomania: amando a músisca Clássica. Está muito bom.

Tem um trecho muito legal deste artigo do Melomania que descreve a peça que coloquei aí em cima.

"Saint-Saëns, possivelmente influenciado por Liszt, de um modo geral preferiu o poema sinfônico à sinfonia, e escreveu-os em bom número. Um dos mais famosos, e decerto o mais pitoresco, é a conhecida Dança Macabra, Op. 40, em que o compositor pinta uma noite em que a Morte, por meio do seu violino infernal, acorda os mortos e convoca-os para um sabá frenético. "

Poderíamos concluir que se trata de um trillher do séc 19.

4 comentários:

  1. Engraçado que eu nunca consegui ver nada de macabro nessa peça, que sempre me pareceu muito mais cigana do que qualquer coisa...

    'Mêda' mesmo eu tinha era de A Noite no Monte Calvo, do Mussorgski. Depois que vi a animação que o Disney fez em Fantasia, então, era de não me deixar dormir!!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia Camille Saint-Saëns obrigada pelo post, foi por meio dele que procurei saber mais.
    bjo
    Júnia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Rodrigo,
    eu faço o que posso viu e não é facil manter dessa forma...
    bjo
    =)

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,
    Não sei se você sabe, mas tenho outro blog alem do Aconteceu Naquela Noite, é um blog em processo de geminação e também ganhei um selo de ouro nela e por meio dele quero estender a você também um selo.
    Vá no meu Blog “Há Controvérsias” e copie a imagem do selo de ouro
    Depois cole no seu Blog em seguida siga as regras abaixo

    Obs. A aceitação do prêmio implica na obediência às regras listadas abaixo, entre as quais a publicação deste post.

    As regras do prêmio são as seguintes:

    1- Exibir a imagem do "Selo de Ouro"

    2-Postar o link do blog que lhe indicou.

    3-Indicar 4 blogs de sua preferência.

    4-Avisar seus indicados.

    5-Publicar as regras.

    6-Conferir se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

    ResponderExcluir