sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Serguei Prokofiev



Mais um compositor russo que sofreu com a política cultural imposta
pelo governo soviético. Serguei Prokofiev foi considerado por Igor Stravinsky, o maior compositor russo até aquele período pós segunda guerra.

Esta canção de Prokofiev tem um estilo duro, pesado. Talvez 'forte e resistente' sejam as melhores palavras.

Sergei acabou sua vida como um 'poeta prisoneiro' do regime soviético. No início de sua carreira, quando tinha 19 anos, decidiu deixar a Rússia. Na situação, começava a revolução do regime socialista. Sua intuição era de que nesse ambiente,em que surgia sua música, jamais se desenvolveria artisticamente como desejva.
Na sua retirada em plena revoulção chegou a receber uma carta de um membro do partido comunista que dizia : "você foge de eventos que jamais irão lhe perdoar, mesmo quando você decidir voltar. Eles nunca vão lhe entender".


Prokofiev deixava a Rússia exclussivamente por causa da música e não pela política. Contudo, ele era um músico nacionalmente reconhecido. Um dos maiores talentos que o conservatório de São Petersbugo havia formado.

Morou em São Franscisco e Paris. Trabalho com peças, óperas e em apresentações solo Foi bem sucedido. E ainda retornava esporadicamente a Moscow como um visitante ilustre.

Retornou definitivamente a Rússia em 1935. Muitos acreditam que esse retorno se deve a duas coisas: Prokofiev notara que a cultura russa, principalmente a música, estava muito popular no ocidente. Voltar a morar em seu país seria uma maneira de não ser mal visto pelo governo socialista. Temia perder a cidadania soviética por ser apenas um 'visitante esporádico' de sua pátria. Outros relatos dizem que o compositor acreditava que poderia tirar benefícios econômicos desse retorno.


A ironia é que voltar para sua pátria foi beber o veneno daqueles que lhe enviaram a carta de ameaça, quando partiu em 1918 para o ocidente.
Sua obra foi vista como um formalismo perigoso.Como um estilo que carregava atribuições da cultura capitalista.
Foi vigiado e perguido pela censura soviética e faleceu em 1953 aos 61 anos
Ironicamente, faleceu no mesmo dia da morte de Stalin, o maior algoz dos artistas soviéticos.

Um comentário:

  1. Não gosto de Stalin,
    ditador de linha que colocou em prática o "marxismo vulgar", responsavel pela censura aos meios de comunicação e expressão na antiga URSS...
    muito bom seu comentario, ja havia ouvido falar em Serguei Prokofiev, mas nao sou muito boa com musicas "classicas" como sou com história e filmes.
    Estou aprendendo muito com seu blog, sempre passo aqui para ler algo.
    bjao
    até mais!!!!!

    ResponderExcluir