quinta-feira, 27 de agosto de 2009

6ª Semana da Música de Ouro Branco será de 10 a 17 de outubro

De 10 a 17 de outubro, Ouro Branco (MG) será o palco da 6ª edição da Semana da Música, festival de música erudita que reúne profissionais e estudantes de diversas partes do país e do mundo. O festival tem como proposta divulgar e democratizar o acesso à música erudita, promover o aperfeiçoamento técnico e musical, incentivar a formação de músicos e o intercâmbio cultural. Desde a 1ª edição a Semana da Música, realizada em 2004, cerca de 1500 estudantes já participaram do evento; mais de 15 mil pessoas assistiram a programação de concertos.

Serão oferecidas cerca de 15 oficinas de instrumentos, prática de orquestra e palestra, além de concertos e apresentações na comunidade.

A Semana da Música é realizada em Ouro Branco (MG) e conta com o patrocínio da CEMIG, Gerdau Açominas e Mascarenhas Barbosa Roscoe.

Nesta 6ª edição, já estão confirmadas as presenças dos músicos :Leonardo Lacerda, Marcelo Guerchfeld e Theodora Geraets ( violino), Renato Bandell (viola) Abel Moraes e Matias Oliveira (violoncelo), Volkan Orhon (Contrabaixo), Flávio Augusto e Viviane Taliberti (piano), Mario Ulloa (violão) ,Maurício Freire (flauta transversal)e Daniel Rosas ( clarineta). A Direção Artística é do Maestro Charles Roussin e Direção Geral de Kênia Libanio.

As inscrições estarão abertas de 1º a 18 de setembro. Maiores informações, a partir do dia 30 de agosto no site: www.semanadamusica.com .

domingo, 23 de agosto de 2009

J. S. Bach: Prelúdio da Suíte Nº 1 para violoncelo solo



Prelúdio de Bach tocado por Anner Bylsma, violoncelista holândes e um dos grandes estudiosos das suites que Bach compôs para o violoncelo.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Magnífica entrada no palco

Essa foi jóia. Entrar assim é cair de cabeça na carreira.

EMBED-Pageant Host Makes Big Entrance - Watch more free videos

via siteatied.blogspot.com

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Premiado com o selo de Ouro.


Já faz algum tempo que venho escrevendo para este blog. Tentando saber mais sobre música erudita e também descobrindo muita coisa interessante em outros blogs muito legais.

Faz alguns dias recebi o prêmio, o selo Blog de Ouro, que me foi dado pela blogueira Júnia Lemos.
Agradeço o presente e a consideração. A Júnia escreve para o blog Há controversias e também para o excelente Aconteceu naquelas noites.

O prêmio blog de ouro pede que indiquemos mais 4 blogs com a premiação.
Aqui vão eles:
Canteiros
Cinéfilo de Plantão
Cosmunicando
Essa Palavra

Abaixo publico às regras dessa premiação.
As regras do prêmio são as seguintes:

1- Exibir a imagem do "Selo de Ouro"

2-Postar o link do blog que lhe indicou.

3-Indicar 4 blogs de sua preferência.

4-Avisar seus indicados.

5-Publicar as regras.

6-Conferir se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Serguei Prokofiev



Mais um compositor russo que sofreu com a política cultural imposta
pelo governo soviético. Serguei Prokofiev foi considerado por Igor Stravinsky, o maior compositor russo até aquele período pós segunda guerra.

Esta canção de Prokofiev tem um estilo duro, pesado. Talvez 'forte e resistente' sejam as melhores palavras.

Sergei acabou sua vida como um 'poeta prisoneiro' do regime soviético. No início de sua carreira, quando tinha 19 anos, decidiu deixar a Rússia. Na situação, começava a revolução do regime socialista. Sua intuição era de que nesse ambiente,em que surgia sua música, jamais se desenvolveria artisticamente como desejva.
Na sua retirada em plena revoulção chegou a receber uma carta de um membro do partido comunista que dizia : "você foge de eventos que jamais irão lhe perdoar, mesmo quando você decidir voltar. Eles nunca vão lhe entender".


Prokofiev deixava a Rússia exclussivamente por causa da música e não pela política. Contudo, ele era um músico nacionalmente reconhecido. Um dos maiores talentos que o conservatório de São Petersbugo havia formado.

Morou em São Franscisco e Paris. Trabalho com peças, óperas e em apresentações solo Foi bem sucedido. E ainda retornava esporadicamente a Moscow como um visitante ilustre.

Retornou definitivamente a Rússia em 1935. Muitos acreditam que esse retorno se deve a duas coisas: Prokofiev notara que a cultura russa, principalmente a música, estava muito popular no ocidente. Voltar a morar em seu país seria uma maneira de não ser mal visto pelo governo socialista. Temia perder a cidadania soviética por ser apenas um 'visitante esporádico' de sua pátria. Outros relatos dizem que o compositor acreditava que poderia tirar benefícios econômicos desse retorno.


A ironia é que voltar para sua pátria foi beber o veneno daqueles que lhe enviaram a carta de ameaça, quando partiu em 1918 para o ocidente.
Sua obra foi vista como um formalismo perigoso.Como um estilo que carregava atribuições da cultura capitalista.
Foi vigiado e perguido pela censura soviética e faleceu em 1953 aos 61 anos
Ironicamente, faleceu no mesmo dia da morte de Stalin, o maior algoz dos artistas soviéticos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Camille Saint-Saëns



Camille Saint-Saëns foi um genial compositor franceses que ficou conhecido por aventura-se também como um pesquisador apaixonado por assuntos que fugiam da esfera musical, como Arqueologia, História Natural e a História Geral.
Li um artigo sobre ele no blog Melomania: amando a músisca Clássica. Está muito bom.

Tem um trecho muito legal deste artigo do Melomania que descreve a peça que coloquei aí em cima.

"Saint-Saëns, possivelmente influenciado por Liszt, de um modo geral preferiu o poema sinfônico à sinfonia, e escreveu-os em bom número. Um dos mais famosos, e decerto o mais pitoresco, é a conhecida Dança Macabra, Op. 40, em que o compositor pinta uma noite em que a Morte, por meio do seu violino infernal, acorda os mortos e convoca-os para um sabá frenético. "

Poderíamos concluir que se trata de um trillher do séc 19.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

George Frideric Handel - The Arrival of the Queen of Sheba


Essa canção de Handel é linda. Alguém discorda? Um misto de Bach de Mozart....