segunda-feira, 6 de julho de 2009

Entrevista - Mercedes Lorenzo



Mercedes Lorenzo é uma poetisa, ou melhor, um artista da palavra.
Se fosse música podíamos dizer que seus poemas são quase um 'free jazz'.
Talvez seja até uma 'viagem minha', mas é exatamente em cima dessa liberdade poética que parecem nascer os poemas e experimentos do Cosmunicando, o blog de Mercedes.

Resolvi entrevista-la para saber mais sobre esta 'lúcida lúdica poetisa' e seu universo de referência poética e literária.

por Christian Camilo - Assessor de imprensa de Rodrigo Andreiuk

1 - O Cosmunicando, seu blog, é dedicado principalmente , a sua expressão poética.
Gostaría de saber se isso é um hobby ou se você é escritora...qual é a sua principal atividade fora a poesia?

É verdade, o Cosmunicando é o blog onde publico somente o que escrevo (salvo raras exceções, como diálogos poéticos, intertextualizações ou inspirações de outros poetas). É meu único blog autoral de fato. Mas tenho um outro blog onde o foco são poesias de outros autores, tudo o que mais gosto, dentro e fora da blogosfera, sejam autores famosos ou não. E ainda um terceiro blog de temática ambiental, ecologia.

A poesia pra mim começou como uma forma de auto-expressão, sem grandes compromissos e mostrando apenas para amigos mais próximos. Como você sabe, o blog permite esse tipo de troca, de "feedback" instantâneo. A partir dessas reações, e sentindo cada vez mais prazer na escrita, passou a se tornar algo muito presente e mais importante pra mim do que um mero hobby. Embora eu não me considere escritora ou poeta, profissionalmente falando, hoje em dia é nisso que está focalizado meu principal interesse de atividade. Comecei este ano a pensar seriamente na publicação de um livro.

Já trabalhei na área de desenho publicitário e desenho animado, depois migrei para uma área mais "cerebral" que é a da Programação Neurolinguística, onde me especializei e permaneci trabalhando até relativamente pouco tempo atrás. Porém, neste momento, estou tendo a rara e feliz oportunidade de poder ficar literalmente "em férias" de todo trabalho remunerado, o que não significa que esteja sem atividades. Nos últimos dois anos pesquisei muito sobre a questão ambiental também. Sou uma pessoa um tanto inquieta e meus focos de interesse sempre se mantém diversos.

No entanto, como disse antes, a poesia tomou um lugar muito especial em minha vida e com certeza veio pra ficar.

2 - Você dedica seu tempo a alguma outra atividade artística?

Não. Muito raramente retomo à prática do desenho, que já exerci... e em alguns momentos, a título de relax, gosto de lidar com artesanato, com decupagem... mas aprecio a arte em todas as suas formas e estou sempre atenta ao que me toca com beleza, seja a música, seja a pintura, seja a dança, etc...

3 - Em seu perfil, notei que deves gostar muito de Cecília Meirelles e Fernando Pessoa. Quais poetas você gosta? Tem mais alguns que considera como favoritos?

Bem, no meu perfil especificamente usei duas citações desses poetas porque elas condiziam de forma peculiar com aquilo que eu quis deixar implícito lá. De fato aprecio os dois. Gosto especialmente de Fernando Pessoa enquanto Álvaro de Campos, é maravilhoso. Tenho uma grande quantidade de poetas favoritos, além desses, e posso citar alguns mas certamente a lista ficará incompleta: Paulo Leminski, Augusto e Haroldo de Campos, Octavio Paz, Manoel de Barros, Vladimir Maiakóvski, Walt Whitman, Cummings, Alice Ruiz, Viviane Mosé, Lau Siqueira, Eucanaã Ferraz, Miguel Torga, Sérgio Rojas... nossa, é uma lista muito grande e vou esquecer uma boa parcela aqui. Sem contar alguns letristas da nossa música que eu considero grandes poetas, como Chico Buarque, Itamar Assumpção, Caetano Veloso, Lenine, Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, Torquato Neto, etc...

Também quero salientar os novos e maravilhosos poetas na blogosfera, merecendo inclusive uma atenção maior por parte das editoras, os que eu me lembro agora: Rodrigo Machado Freire, Adrián Dorado, Fernando de Castro Fernandes, Rubens Guilherme Pesenti, Jo Bittencourt, Líria Porto, Mariana Botelho, Carito (de Os Poetas Elétricos), Hélio Aroeira... entre tantos outros que costumo ler. E mais uma vez estarei sendo injusta por puro esquecimento, os talentos são muitos.

4 - Imagino que além de poesia, goste muito de literatura. Qual é o seu gênero favorito? Poderia deixar alguma sugestão de leitura? Ou até mais de uma...

Sim gosto muito... tenho alguns gêneros que leio mais que outros, mas não sei dizer um gênero favorito, depende muito da época. Neste momento está sendo poesia e também ensaios críticos sobre determinados poetas, além de biografias. Mas em algumas épocas tenho o maior prazer em ler ficção científica, por exemplo. Já fui uma devoradora voraz dos livros de Isaac Asimov (risos).

Como sugestão vou indicar os livros que terminei de ler há poucos dias: ReVisão de Souzândrade (um verdadeiro resgate desse poeta maranhense praticamente desconhecido e genial, feito por Augusto e Haroldo de Campos), De Segunda a Um Ano (de John Cage), e Poesia da Recusa (compilação e comentários de Augusto de Campos sobre 13 poetas fantásticos, incluindo poemas de Mallarmé, Bóris Pasternak, Gertrude Stein, Ana Akhmátova, etc...). E nunca é demais recomendar o Poesias Completas de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) e Folhas da Relva (a obra máxima de Walt Whitman), além de todos e qualquer um dos livros de Manoel de Barros e de Paulo Leminski.

5 - Poderia indicar algum vídeoclip ou música que goste muito? Pode ser algum que esteja no youtube que daí colocaremos no blog!

O meu maior problema é indicar só um (risos)... mas vá lá: fico com o inesquecível e antológico The Great Gig in The Sky, do Pink Floyd, cuja versão original do estúdio, com vocais improvisados magistralmente por Clare Torry, foi refeita ao vivo no palco em 1988, pelas três vocalistas igualmente maravilhosas. É pura poesia, só que sem palavras.



2 comentários:

  1. não é "viagem sua", é sua sensibilidade para a leitura, tanto quanto para a música.
    Obrigada por abrir este enorme espaço que, sendo sincera, ainda está me intimidando um pouco... rsrs
    abração, Rodrigo.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, Crepusculo dos Deuses eu tenho em DVD mas sei quem tem em RMVB pra te passar
    http://www.filmesparadownloads.com/2009/03/24/crepusculo-dos-deuses/
    so entrar ai, baixar e bom filme!!!!
    bjao

    ResponderExcluir