sexta-feira, 31 de julho de 2009

Escala universal - um piano nos pés.

Achei fenomenal este vídeo. O palestrante Boby Ferrin tenta demonstrar como a escala pentatônica é instintiva para a platéia. A experiência, muito bacana, foi feita em um seminário chamado "Notes and Neurons:In Search of the Common Chorus".
Ao fim do experimento, Boby comenta que em diversos locais, de culturas bem diferentes, o resultado é sempre o mesmo. As pessoas, segundo sua visão, cantam instintivamente a escala pentatônica.

Assistam e em baixo deixo um comentário pessoal sobre essa experiência.

World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale from World Science Festival on Vimeo.



Achei interessante a maneira como o Boby demonstrou sua visão. Mas acho que os sinais, ou notas musicais, são signos que se aprendem com o tempo. Gosto da comparação com o alfabeto. Acho que teríamos o mesmo resultado exemplificado por Boby, se ussassemos as letras (guardas as distinções linguisticas de algumas culturas, é claro).
Acredito que na concepção, na criação dos intervalos entre as notas musicais, lá nos primórdios do nascimento da aptião musical, o homem usou sim o instinto para criar esse código que conhecemos hoje como 'escala maior, menor, pentatônica...etc'.
Mas afirmar que hoje, o reconhecimento desse código é instinvo é como dizer que o homem não precisou nem de um segundo na história de sua inteligência para pensar em desenvolver algo genial como a roda. Em outras palavras, é como ignorar o desenvolvimento de um novo conhecimento científico.

4 comentários:

  1. Olá Rodrigo

    Conheço o provérbio que diz "Agosto mês de degosto".

    No entanto não sou surpesticiosa.Acredito no destino. Acho que nascemos com um já traçado e não vale a pena tentarmos mudar.

    Viste o meu post do concerto de Leonardo Cohen?
    Pergunto porque vi que gostas de música.
    Adorei o concerto.

    Adorei o teu vídeo. Acho que é instintivo, mas não substitui o conhecimento científico.

    Bjs.

    Lisa

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    Para você que é musico, "Alta Sociedade" será uma das maiores contribuições que cinema clássico poderá te dar.
    Você tem juntos cantando: Louis Armstrong, Bing Crosby e Frank Sinatra além de Gracy Kelly.
    Esse é meu filme nota 1000
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Não sei se você gosta de Marilyn Monroe, mas essa semana completa-se 47 anos do falecimento da atriz, então estarei durante esses dias algumas coisas sobre La Monroe
    Depois dê uma olhada lá no blog e vê se gosta.
    bjao

    ResponderExcluir
  4. Eu sou absolutamente apaixonada pelo Bobby McFerrin! Ele sempre faz essa improvisação com a plateia (aqui tem um exemplo no YouTube, durante um dos festivais de jazz em Montreux. O CD dele com o YoYoMa é uma delícia. Um dia eu conto como o McFerrin me convidou pra cantar com ele no palco, hehehe... ou mais ou menos isso!
    Abraço!

    ResponderExcluir